aquarius_filme

Aquarius é um filme de drama/suspense franco-brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, produzido por Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd e Michel Merkt, coproduzido por Walter Salles. A protagonista, Sonia Braga, estrela como a personagem Clara. A produção foi alvo de muitas polêmicas.

A primeira envolveu a manifestação dos produtores brasileiros em Cannes, ao expôr cartazes com os dizeres “Fora, Temer”. No Brasil, o longa-metragem recebeu classificação indicativa para maiores de 18 anos. Após protestos, o Ministério da Justiça a reduziu para 16 anos.

Aproveitando o tema, decidi investiga rapidamente na Internet acerca da repercussão do mesmo. Usei dois buscadores: (1) Duckduckgo e (2) Google. O termo utilizado para a pesquisa foi aquarius filme. Analisei os resultados encontrados nas duas primeiras páginas, tanto na pesquisa na web quanto na de imagens.

No caso do Duckduckgo, os resultados que predominaram foram de sites com sinopses do filme e comentários positivos sobre ele, sendo 26 ao todo. Também haviam muitos links de perfis, páginas ou grupos no Facebook (10) falando sobre ou promovendo o longa-metragem. Notícias sobre as polêmicas do filme apareceram em 8 links. Também encontrei 8 blogs comentando sobre o Aquarius e, pelos títulos, eram de elogio. Encontrei 3 sites para fazer download da obra.

No que se refere às imagens, Duckduckgo me apresentou principalmente cenas do filme (9). Haviam 5 fotos da manifestação dos atores contra Michel Temer em Cannes e mais 4 imagens dos atores em geral ou dos bastidores da filmagem. Havia uma imagem editada da manifestação, fazendo chacota dos produtores e referenciando a Lei Rouanet.

Na busca pelo Google, o que predominou nos primeiros resultados foram links de sites de notícias (9). Em geral, consistia em críticas positivas sobre o filme. Encontrei 4 blogs falando sobre e 4 notícias citando as polêmicas envolvidas com Aquarius. Também haviam ligações com Facebook e Youtube (3).

O buscador de imagens do google me deu como resultado 6 fotos da manifestação dos atores em Cannes, 6 imagens de cenas do filme, 5 filmagens dos atores no festival de Cannes, 1 pôster. Além disso, havia uma foto de notícia da Folha de São Paulo e uma imagem com símbolo de proibido e com a palavra “boicote”.

Ao procurar por aquarius filme twitter, a grande maioria dos links era de comentários sobre a polêmica. Em geral, eram críticos à decisão do Ministério da Justiça, o qual colocou o filme na classificação indicativa de 18 anos. Também encontrei referências à hashtag #BoicoteAquarius.

Conclusões

Os resultados oferecidos pelos dois buscadores me surpreenderam um pouco. Imaginei que priorizariam os resultados que falassem das polêmicas envolvendo o filme. Porém, o que mais encontrei foram críticas positivas, sinopses e detalhes sobre o longa-metragem. Mesmo no duckduckgo, que afirma não coletar nossos dados, os resultados sobre as polêmicas do filme foram pequenas. Predominou os sites com resumos.

Para mim, os links eram na maioria dos casos de visão similar à minha. Sou a favor do filme e contra o boicote. Provavelmente eu não me interessaria de compreender a polêmica do Aquarius por meio de alguns sites e revistas, como, por exemplo, lendo a VEJA. A presença de sites de download estejam relacionados ao meu desejo de ver o filme. Assim, posso supor que os buscadores estão utilizando mecanismos de personalização, adaptando aos meus gostos e interesses. Talvez o resultado para outros usuários sejam diferentes, seguindo sua visão política.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s